Informativo › Notícias  Adicionar página ao
Departamentos
0 íten(s) | R$ 0,00
 
As principais características da qualidade da cachaça de Salinas estão ligadas ao clima semi-árido
A cachaça é um dos símbolos da cultura brasileira. Surgiu no país por volta da década de 1530, no século XVI. Desde então tornou-se a mais genuína bebida brasileira. 

O salinense Anísio Santiago foi um homem que fez história no seu tempo. Empresário rural em Salinas, Norte de Minas Gerais, tornou-se conhecido mundialmente, por produzir cachaça artesanal. Em plena Segunda Guerra Mundial em 1943, o produtor começou a fabricação de uma cachaça especial, a Havana, que o transformou em ícone da cachaça artesanal brasileira pela qualidade e tradição de seu produto.

Mas qual o grande segredo dessa cachaça? Ninguém sabe! Acredita-se que  a produção limitada por alambicada e o envelhecimento em tonéis de madeira permitem o aprimoramento das características sensoriais da cachaça, tornando-a mais fina em aroma e paladar.

A Havana é produzida na Fazenda Havana, possui seu próprio canavial, a cana utilizada na fabricação da cachaça é a Java, cortada manualmente e moída no mesmo dia. O caldo extraído (garapa) é encaminhado para as dornas de fermentação. O alambique de cobre favorece a qualidade da cachaça, pois ajuda na eliminação de compostos sulfurosos, de aroma desagradável. O sistema de aquecimento da panela é alimentado com lenha e bagaço de cana. O vinho, resultado do processo de fermentação do caldo de cana (garapa) é levado ao alambique de cobre até o montante de duzentos e cinquenta litros (50% da capacidade do alambique), onde são condensados por resfriamento onde são produzidos cerca de 30 litros de cachaça.

Outro aspecto interessante está na manutenção do processo de produção artesanal sem a utilização de adubação química, a utilização de fermento natural e o envelhecimento.A cachaça tornou-se extremamente valorizada e muito cobiçada porque sua demanda é reprimida pela oferta restrita no mercado. São comercializadas no máximo sete mil garrafas de 600 ml por ano. Com esse método reservado controla-se o estoque da cachaça (envelhecida) disponível para comercialização ao longo do ano. 

As principais características da qualidade da cachaça de Salinas estão ligadas ao clima semi-árido, na utilização da variedade de cana Java e no conhecimento dos produtores que é passado de geração em geração.

A Havana-Anísio Santiago é um produto que representa a pequena empresa brasileira rural buscando espaço no mercado extremamente competitivo que é o da cachaça artesanal, onde milhares de marcas são comercializados em todo o país. O agronegócio da cachaça artesanal transformou-se na principal atividade econômica de Salinas, gerando empregos e incentivando a economia local. 

A Havana foi a primeira marca de cachaça que surgir na região de Salinas. Atualmente, são mais de 50 marcas produzidas e comercializadas no município. Todas têm na cachaça Havana – Anísio Santiago a referência de
qualidade, no que muito contribui para o aprimoramento da qualidade da cachaça produzida em Salinas. A bebida é, hoje, uma importante atividade econômica que gera renda aos produtores, significativo número de empregos em toda a cadeia produtiva e recursos ao município. Os produtores de Salinas, conscientes da responsabilidade, não pensam em mudar a característica artesanal de produção. Pelo contrário, querem aprimorar cada vez mais o processo no intuito de melhorar a qualidade da cachaça artesanal ali produzida. Neste processo, pode-se dizer que Anísio Santiago revolucionou o mercado da cachaça artesanal, porque criou o  parâmetro que é referência de qualidade da cachaça artesanal brasileira.

A cachaça artesanal que Anisio produzia, ainda continua sendo produzida pelos filhos, que utilizam os mesmos métodos de origem que conquistou o paladar de degustadores, especialistas e personalidades ilustres do Brasil e do exterior. 

Por: Patrícia Jenkel

Formas de pagamento

Formas de entrega

Atendimento:

(38) 99835-2237

Horário de atendimento:
Segunda à Sexta (exceto feriados) das 8:00 às 17:30

Curta nossa página

Feira da Cachaça - Aqui tem As melhores cachaças artesanais do Brasil e de Minas Gerais - Compre On Line e receba em sua casa . Garrafas e kits especiais - Tele Vendas 38 99835-2237.


Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados.

Em caso de divergência de preços no site, o valor válido é o do Carrinho de Compras.

FEIRA DA CACHAÇA

RUA PADRE SALUSTIANO , 27 – CENTRO – SALINAS MG CNPJ: 05 038 754 0001 54

® 2016 Powered by - WT11 - Todos os direitos reservados